Deputado Bazana conduz agenda em Curitiba para acelerar projetos e investimentos em Arapongas

Ao lado de vereadores de Arapongas, deputado buscou avanços para obras e
melhorias consideradas estratégicas para o desenvolvimento da cidade

O deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD) cumpriu, nesta terça-feira
(16), uma série de agendas em Curitiba voltadas à busca de soluções para
demandas importantes de Arapongas. Ao lado dos vereadores Aroldo Pagan
(Podemos), Marilza Staub (PL) e Toninho da Ambulância (União Brasil), o
parlamentar participou de reuniões na Companhia de Saneamento do Paraná
(Sanepar), no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional
(Fundepar) e no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), levando
reivindicações relacionadas às áreas de saneamento, educação e
infraestrutura viária.
Deputado estadual araponguense, Bazana destacou a importância da
articulação entre o Legislativo municipal e estadual para acelerar projetos e
garantir melhorias para a população.
“Nosso trabalho é abrir caminhos, acompanhar os processos e buscar
respostas para as demandas da nossa cidade. Quando unimos esforços,
conseguimos avançar mais rápido e levar resultados concretos para a
população”, afirmou.
Rede de esgoto
Na Sanepar, a comitiva tratou da ampliação da rede de esgoto nos conjuntos
Piacenza, Santa Efigênia e Caravelle. O grupo foi recebido por Fabrício
Castilho Haesbaert, gerente da estatal.
Durante a reunião, foi informado que o processo de licitação para implantação
da rede de esgoto no Conjunto Caravelle já está em andamento. No entanto, a
obra ainda depende da liberação de uma autorização junto ao Instituto Água e
Terra (IAT) para que possa avançar.
Infraestrutura escolar
Na Fundepar, a pauta foi voltada às melhorias na estrutura de instituições de
ensino da região. Entre os pedidos apresentados pelo deputado e pelos
vereadores está a reforma das calçadas externas do Colégio Estadual Unidade
Polo, em Arapongas, que atualmente necessitam de recuperação.
Também foi discutida a construção de uma cobertura no Colégio Estadual
Hermínia Lupion, em Sabáudia. A diretora-presidente da Fundepar, Eliane
Teruel Carmona, recebeu as demandas e informou que a execução da obra
depende da conclusão dos projetos técnicos por parte da instituição, etapa
necessária para que a Fundação possa dar andamento ao processo de
licitação e execução.

Obras viárias
No DER, a comitiva foi recebida por engenheiros do órgão para discutir
projetos considerados estratégicos para a mobilidade e a segurança viária da
região.
Entre os assuntos debatidos esteve a implantação da trincheira no acesso ao
Residencial Bem Viver, na PR-444. A Prefeitura de Arapongas já apresentou
ao Governo do Estado um projeto estimado em R$ 15 milhões para a execução
da obra, que busca melhorar o fluxo de veículos e ampliar a segurança de
motoristas e moradores.
A duplicação da PR-218, entre Arapongas e Sabáudia, também esteve na
pauta. Segundo as informações apresentadas durante a reunião, a expectativa
é de que o governador venha à região para formalizar a autorização da obra.
Outro tema discutido foi a necessidade de melhorias na rotatória da PR-218
localizada sob o viaduto, trecho que registra frequentes acidentes envolvendo
caminhões. A proposta é buscar alternativas técnicas que aumentem a
segurança e reduzam os riscos no local.
Para Bazana, o acompanhamento constante dessas demandas junto aos
órgãos estaduais é fundamental para garantir que os projetos avancem e saiam
do papel.
“São obras e investimentos que impactam diretamente a vida das pessoas. Por
isso, seguimos trabalhando, acompanhando cada processo e buscando
soluções para que Arapongas continue se desenvolvendo”, concluiu.